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Os 5 principais erros cometidos em planos de marketing

Toda empresa, independentemente do segmento, quer a mesma coisa: aumentar sua receita. Para que isso aconteça, é necessário realizar diversas ações e uma delas é a construção de um plano de marketing. Mas, antes de tudo, é importante entender o que realmente esse termo significa e os impactos dele para qualquer negócio.

Sabemos que o marketing é um processo que envolve um conjunto de ações que auxiliam a geração de oportunidades de negócios e o relacionamento dos consumidores com a empresa. O plano de marketing é a forma de elaborar e mapear os caminhos que deverão ser percorridos para que as estratégias definidas tenham sucesso.

Por meio dele, você saberá onde está, aonde quer chegar e o que fazer para chegar lá. Elaborar um plano de marketing requer alguns cuidados essenciais, pois, sem ele, fica muito difícil ter sucesso e atingir resultados efetivos.

Por isso, apresentamos os 5 principais erros cometidos em planos de marketing que podem minar sua estratégia. Confira:

1. Não conhecer o seu público

Se há algum tempo os consumidores não possuíam opções variadas de produtos e serviços, nos dias atuais, isso mudou bastante. Agora, o primeiro passo para um negócio vender para alguém não é mais o que o seu produto pode oferecer, mas sim a real necessidade desse consumidor.

E somente conhecendo a fundo suas necessidades é que você poderá entregar mais que um produto ou serviço — você poderá entregar valor para o seu cliente. Assim, o não conhecimento do público que você pretende atingir pode minar o seu planejamento desde o início.

2. Elaborar planos de marketing com objetivos pouco claros

É muito comum ouvir que o objetivo de marketing é aumentar vendas, trazer mais clientes ou criar uma maior percepção da marca. Isso não é errado, mas, em planos de marketing bem elaborados, os objetivos precisam ser mais específicos e claros — por exemplo: aumentar em 20% as vendas em 3 meses.

Além de ser mais objetivo para o projeto, isso criará um compromisso com toda equipe envolvida e fará com que todos caminhem na mesma direção de forma mais eficaz.

3. Não definir a estrutura para as ações de marketing

E, quando falamos em estrutura, queremos dizer orçamento: saber o quanto e onde investir é essencial para otimizar verbas, mas também para saber qual o retorno que cada mídia ou canal vai oferecer.

Uma boa opção é pensar no marketing digital, uma vez que o custo de investimento é menor e a capacidade de alcançar as pessoas certas é maior. Tenha valores bem definidos em seu plano de marketing e faça um orçamento anual, tendo em vista que estratégias de marketing devem ser estabelecidas de médio a longo prazo.

4. Não ter uma equipe de marketing qualificada

A qualificação da sua equipe vai muito além de diplomas e certificados. Estes são essenciais, mas uma coisa que é muito importante é pensar que o engajamento com a sua marca vai além dos seus clientes. Ele começa com o seu time.

Uma equipe qualificada e engajada com os propósitos da empresa é o pontapé inicial para uma estratégia de sucesso. Não adianta nada ter a melhor equipe do mundo se não existe motivação para realizar o trabalho. E tenha a certeza que colher bons resultados dá trabalho.

5. Não monitorar as ações dos planos de marketing

Realizar um plano de marketing bem elaborado, ter um orçamento definido e ter uma equipe qualificada não adianta nada se você não monitorar os resultados das campanhas ativadas.

Pense que, assim como as necessidades do seu público mudam constantemente, as estratégias também precisam ser adaptadas. No caso do marketing digital, existe uma vantagem, pois o tempo de resposta e de monitoramento de resultados é muito rápido — o que é muito bom para diversos segmentos, como e-commerce e empresas do varejo.

Ficar atento a erros cometidos em um plano de marketing pode ajudar bastante a ter resultados efetivos em suas campanhas, mas é essencial que tudo que for feito seja avaliado e atualizado. Por meio desse tipo de avaliação, você poderá saber o que deu certo e o que pode melhor ainda mais nos seus planos de marketing.

E aí? Você já viu algum parceiro ou negócio cometendo esses erros? Então, que tal compartilhar esse artigo nas redes sociais para ajudar na divulgação dessas boas práticas?

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