O Miro é uma ferramenta que funciona como uma lousa digital colaborativa, permitindo que equipes remotas consigam colaborar no desenvolvimento de projetos, workshops e outras aplicações. A plataforma é um ambiente de co-criação, onde os participantes podem contribuir, fazer sugestões e acompanhar instantaneamente o que seus colegas estão desenvolvendo.
A ferramenta possui uma versão gratuita que, apesar de ter boards limitados, é uma ótima porta de entrada para testar suas funcionalidades. Nas versões pagas, o usuário desbloqueia espaços de trabalhos, boards ilimitados e ganha recursos de segurança e funcionalidades avançadas, podendo extrair todo o potencial da plataforma.
Não demorou para o Miro se popularizar entre as startups. Afinal, suas funcionalidades são ideais para um ambiente de ideação, construção e reformulação de qualquer processo, ou seja, uma rotina constante dentro das startups.
Para entender melhor quais benefícios o Miro pode trazer para sua startup, separamos alguns insights de como as empresas estão usando a ferramenta e vantagens que ela está proporcionando.
6 funcionalidades do Miro para startups
1- União de times no trabalho remoto
A pandemia obrigou empresas de todos os portes a repensar seus modelos de trabalho. Nas startups essa transição foi ainda mais forte, visto que as próprias estruturas de base tecnológica facilitam a implementação do trabalho remoto ou híbrido. O resultado é que mesmo após o período crítico da pandemia, muitas startups mantiveram o home office como realidade.
Nesse cenário, diversas adaptações precisam ser feitas para que o trabalho flua e a produtividade continue alta. É aí que entra o Miro: com a plataforma, times de todos os cantos do mundo podem trabalhar juntos e de forma simultânea em um projeto. Muita gente diz que só o presencial tem aquela “troca de ideias” e reuniões “mão na massa” e é justamente isso que o Miro tenta desmistificar.
Até na formação de cultura o Miro se torna uma ferramenta importante, visto que todos participam e opinam, fortalecendo o sentimento de pertencimento àquele ambiente.
2- Construção de OKRs no Miro
É cada vez mais frequente a adoção do modelo de OKR (Objectives and Key Results) pelas startups. De forma resumida, trata-se de uma metodologia de gestão que prevê a criação de objetivos e resultados-chaves que mensurem o sucesso desses objetivos. Esse método nasceu e foi aprimorado no Vale do Silício, e daí pode vir sua popularidade entre as startups.
Os OKRs geralmente são construídos em um modelo colaborativo, de forma que todos os colaboradores possam dar sua contribuição ao menos em parte do processo. É aí que o Miro também pode ser um grande aliado. Em uma reunião de construção de OKRs, colaboradores podem co-construir os objetivos e resultados-chaves da sua área ou mesmo de toda a organização. Com a possibilidade de criar post-its, fluxogramas e outras representações visuais, fica mais fácil pensar, repensar, criar, opinar e colaborar pelo Miro.
Entenda se a metodologia de OKR é a melhor para o seu negócio.
3- Desenho de novos processos
Seja um fluxo de vendas, uma sequência de e-mails, ou um uma fluxograma financeiro: qualquer processo pode ser desenhado (e criticado em tempo real) pelo Miro. Como tudo fica salvo pela ferramenta, outra grande vantagem é revisitar esses desenhos com a frequência que os responsáveis acharem necessário.
O Miro permite a inclusão de áudio, vídeo, post-its, quadros, formas entre outras dezenas de representações visuais. Assim, fica muito mais fácil representar um processo complexo, que muitas vezes depende dessas diferentes mídias.
Vale ressaltar que o próprio Miro conta com diversos templates para diferentes processos. Ou seja, já dá pra começar com uma base pronta sugerida pela ferramenta.
4- Melhor visualização da empresa
Gerentes, diretores e CEOs também conseguem aproveitar o Miro para otimizar suas rotinas. O organograma de toda empresa (ou de uma área específica) pode ser desenhado na ferramenta. Assim, fica mais fácil visualizar como toda startup está organizada, se tem alguma área sobrecarregada, se as funções estão bem divididas entre as áreas e lideranças, etc.
Ter essa representação visual facilita muito o trabalho das altas lideranças. Afinal, em uma startup de 50 colaboradores, por exemplo, nem sempre essa visualização está clara na cabeça dos gestores. Sem uma ferramenta como o Miro, ele terá que recorrer a planilhas, o que pode não trazer a real representação visual de toda a empresa.
5- Jornadas de educação
O Miro também pode ser um espaço de aprendizagem. Toda uma jornada de onboarding na startup pode ser construída ali. Assim, um novo colaborador tem em um único quadro tudo aquilo que ele precisa saber para iniciar sua trajetória na startup.
Além do onboarding, qualquer outro treinamento ou consolidação de informações também pode ser apresentado no Miro. Assim, a ferramenta acaba funcionando como uma consolidação do conhecimento dos membros da startup.
6- Criação de brainstorming
Quer reunir sua equipe para levantar possíveis ideias de um novo projeto? O Miro também traz essa funcionalidade. Com todo time podendo colaborar ao mesmo tempo, o brainstorming fica muito mais rico. Se é em uma reunião (ao vivo ou mesmo remota), nem sempre há espaço para um grande número de pessoas colaborar (afinal, só um por vez pode falar).
Além disso, esse levantamento de ideias fica muito mais interessante quando é feito por meio de representações visuais: você pode colocar as ideias em post-its e depois agrupá-los de acordo com temáticas similares, por exemplo. Além de facilitar na organização, esse método ajuda a ter novas ideias (que partam das primeiras anotadas no post-its) e não deixar nenhuma sugestão “se perder”.
Por fim, o Miro também permite a votação das ideias. Assim, em instantes todo mundo consegue entender quais foram as ideias preferidas da equipe.
O potencial visual do Miro
Se tivermos que resumir, a grande vantagem do Miro para startups (ou para qualquer empresa, na verdade), é seu potencial de visualização. Em todos os exemplos citados, o grande benefício da ferramenta é justamente a capacidade de colocar representações em ideias que estão na cabeça de diferentes pessoas.
Os seres humanos são muito visuais e se orientam muito melhor com imagens. Traduzir uma planilha de Excel ou um manual no Word em uma apresentação no Miro torna a compreensão muito mais fácil para qualquer um.
Portanto, vale a pena testar a plataforma e entender como sua startup pode se beneficiar dela. E os associados da Abstartups têm vantagens na aquisição da plataforma, confira os nossos planos para startups.