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Por que se internacionalizar e o que levar na bagagem?

Atualmente os modelos de negócios disruptivos são baseados em tecnologia e buscam transformar setores tradicionais da economia. Usando economias de escala e feedbacks positivos, é possível que as startups rapidamente obtenham tração e atinjam crescimento exponencial. Porém, um caminho necessário para este crescimento é a conquista de mercados internacionais.

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Quais serão os motivadores para as startups encararem a aventura de lançar sua proposta de valor em um novo país? Aqui vão alguns:

  • Contraponto ao desafio econômico local: o desemprego segue acentuado no Brasil, assim como as dificuldades econômicas. Novos mercados e mais vendas podem ser alcançadas mais facilmente em outras regiões
  • Resiliência e inovação: a diversidade de profissionais com novos pontos de vista, experiências complementares e nacionalidades diferentes cria um ambiente mais propício para uma companhia se desenvolver em um cenário globalizado e, de quebra, trazer mais inovação para uma proposta de valor que atende o mundo
  • Economia de escala e histórico: mais clientes, melhor retorno. E os acertos e erros passados facilitam a tomada de decisão em um novo cenário
  • Facilidade de localização e demanda: a proposta de valor pode ser adaptada para um mercado semelhante que tem consumidores em potencial? Se for um conteúdo, como um game, talvez apenas tradução e suporte bastarão.
  • Concorrência externa: não pensa em se internacionalizar? É provável que seu concorrente estrangeiro esteja estudando o seu mercado
  • Concorrência interna: qual seria o esforço para uma startup lançar uma proposta de valor semelhante a sua ou uma empresa já estabelecida – startup ou não – expandir sua área de atuação focando em seus clientes? Topas um delivery?

Achou alguns bons motivos? Foi dar uma olhada no passaporte para ver se está em dia com a documentação? Ótimo! Além de muita gana, aqui vai uma lista do que mais ter na bagagem desta jornada.

  • Foco é o sucesso do cliente: vivemos a era do cliente. A compreensão sobre as necessidades e demandas do cliente passa por uma solução de gestão de relacionamento com clientes
  • Atender bem para atender sempre: o contato com o cliente deve ser assertivo e levar à satisfação, independentemente do mercado onde você atuar. A visão única do cliente também precisa estar evidente nesses contatos para que a experiência com a marca siga consistente
  • Estude, coloque em produção e se adapte: analise o mercado e o público-alvo, lance seu negócio, mas mantenha o espírito de startup, colhendo o retorno de clientes sobre sua proposta de valor e fazendo ajustes, seja na abordagem ou na sua oferta
  • Customize o que precisar: articule com sua equipe e parceiros para que as customizações nos sistemas, inclusive os de gestão de clientes, estejam adaptadas para as necessidades dos novos mercados. E-learning gratuito para fazer isso pode ser bem vantajoso, como é o caso do Trailhead
  • Nuvens: sem tempestades no horizonte, Software as a Service seguirá crescendo, provendo a escalabilidade que os negócios precisam hoje e amanhã
  • Um espelho e livros: apoie-se em entidades de classe para entender qual seu atual nível de internacionalização e o que mais você precisará para se preparar

Então é isso. Apertem os cintos, coloquem os encostos na posição vertical e preparem-se para esta jornada!

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