Nos últimos tempos, com o ‘boom’ das redes sociais, conter uma crise se tornou cada vez mais difícil. Quando se tratam de crises de imagem, fica ainda mais complicado. Essas situações são extremamente delicadas e podem ter grande impacto tanto para um porta-voz quando para uma empresa, causando danos irreversíveis para os negócios.
Infelizmente as crises surgem e é preciso saber contê-las e administra-las para que isso não vire uma bola de neve e prejudique sua imagem ou a imagem de seu negócio perante o mercado. Pensando nisso, listei alguns fatores cruciais para se ter sucesso em um gerenciamento de crise de imagem:
– Crises de imagem acontecem: saiba lidar com isso. Você precisa estar preparado para enfrentar críticas. Sim, elas aparecerão e isso será inevitável. Saiba que eventos negativos podem acontecer e saiba que, independente dos acontecimentos, sua empresa precisa se manifestar.
– Pergunte sempre se sua assessoria de imprensa teve experiência com gerenciamentos de crise. É importante entender como e quando, pesquisar as consequências e saber se pode contar com seu parceiro em uma eventual crise
– Falar sempre esclarece, o silêncio dá margem para interpretações. Tenha em mente que manter um diálogo com stakeholders significa que você “conversará” com eles em momentos bons e ruins.
– Diga sempre a verdade. Se errou, apure, se desculpe e diga como remediar. Se não errou, se manifeste e diga que está acompanhando o caso e agindo dentro do que é possível.
– Por último, porém, não menos importante: monitore! Monte um “gabinete” de crise com sua assessoria e acompanhe o caso até que ele tenha se esclarecido, sempre de olho no que a mídia tem publicado e sempre que precise, entre em contato com o veículo para esclarecer possíveis dúvidas.
Bruno Pinheiro
Diretor Geral
PiaR Comunicação
Com 13 anos de experiência em assessoria de imprensa, Bruno já trabalhou no atendimento de contas como BuscaPé, Fox, VivaReal, Qranio, EasyTaxi, boo-box, Samba Tech e Evernote. Já participou de grandes anúncios no mercado brasileiro e conduziu o lançamento de mais de 100 startups nos últimos 6 anos. Bruno Pinheiro é fundador da PiaR Comunicação, assessoria de imprensa de 35 startups no Brasil.