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Saiba como utilizar as hashtags para impulsionar sua startup nas mídias sociais

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Para quem tem o hábito de navegar nas mídias sociais, certamente já se deparou com alguma postagem que continha o símbolo “#” seguido de uma ou mais palavras. Ele é conhecido como hashtag e serve como uma estratégia de busca nas redes sociais.

O problema é que muitas pessoas ainda não sabem o valor do uso de hashtags para alavancar os resultados das startups. O foco não é apenas criar um link clicável e destacado em azul, esse recurso tem a capacidade de gerar tráfego, criar promoções e muito mais.

Você quer conhecer melhor as hashtags e ver dicas de como utilizá-las para impulsionar sua startup? É só continuar a leitura e aproveitar o conteúdo!

Afinal, o que são as hashtags?

A hashtag é uma estratégia de conteúdo existente no Marketing Digital, usada para fazer com que publicações alcancem mais pessoas. Ela surgiu em 2007, no Twitter, para melhorar as buscas por temas específicos.

O método é uma forma de organizar postagens sobre o mesmo tópico na internet e também de distribuir conteúdos nas redes. Ou seja, o uso das hashtags permite que os posts sejam classificados conforme o assunto e contribuem para melhorar o alcance e engajamento do conteúdo nas mídias sociais.

Sendo assim, elas são compostas pelo símbolo #, hash em inglês, e a palavra que denominará sua categorização, ou tag que significa etiqueta.

Por que usar as hashtags na sua startup?

Ainda que as hashtags desempenhem uma função de cunho comercial nas postagens, elas também têm finalidade importante na experiência do usuário e estratégias de marketing. Acompanhe!

Ampliam a visibilidade da startup

Antes vamos alinhar um ponto, as postagens das suas mídias sociais ficam disponíveis para os seguidores da sua conta, que já conhecem o segmento do seu conteúdo. Então, quando você usa as hashtags relacionadas ao seu nicho, outros usuários da rede terão acesso pelas pesquisas e associarão sua marca àquele tema.

Uma startup que utiliza a hashtag #rRoupasDeAcademia, por exemplo, atrairá novas pessoas que estejam buscando por esse tipo de produto, e não apenas aquelas que já seguem o perfil.

Aumentam o engajamento da conta

Como a hashtag atrai usuários com interesse pelo tema, o número de interações com o conteúdo pode aumentar, o que também beneficia as postagens nos feeds dos seguidores da startup, devido a lógica do algoritmo das social medias.

Isso fará com que o perfil alcance um público mais amplo, e não apenas seus seguidores. Além disso, é possível participar das discussões atuais no nicho da empresa e incentivar outras pessoas a se envolverem na conversa.

Ainda, se suas publicações relevantes estiverem agrupadas nas mesmas tags, a startup terá mais destaque e credibilidade.

Quais as melhores dicas para usar as hashtags na estratégia da sua startup?

Para elaborar uma estratégia de hashtags eficaz é preciso compreender que elas são feitas para otimizar a experiência do usuário das mídias sociais. Dessa forma, utilizar essa perspectiva vai tornar suas ações mais eficientes.

Não use muitas palavras juntas

Não faça hashtags longas, elas complicam a leitura dos usuários e dificilmente serão usadas por outras pessoas. Exemplo: em vez de apostar #startupquegeraresultados, opte pelo simples e use #StartupDeResultados.

Utilize hashtags relevantes para seu segmento

Pense nos hábitos de pesquisa do usuário, é necessário escolher um conjunto de tags que estejam relacionadas ao seu segmento. Um mito existente é o de escolher as hashtags com mais menções. 

Aqui, o foco deve estar em tags importantes para seu público-alvo, inclusive se o negócio tiver um foco local. Se a startup é regional, use hashtags que relacionam o produto com uma cidade ou estado, como #StartupSP.

Intercale um grupo de hashtags por postagens

O algoritmo das mídias sociais podem penalizar o uso do mesmo grupo de hashtags em todas as publicações, impedindo que o conteúdo seja entregue no feed de seus seguidores. Por esse motivo, use sinônimos das tags principais e alterne a cada postagem.

Assim, além de fugir das penalizações dos algoritmos, outros usuários podem ser atraídos com essa prática.

Dê asas a sua criatividade 

Na hora de escolher as hashtags para sua startup, você tem a chance de “pensar fora da caixa” e mostrar a personalidade da empresa. Isso criará um ar de entusiasmo em torno da marca. 

Ao elaborar uma tag que é única e personalizada para sua startup, você se destaca entre a concorrência e diferencia o seu negócio, deixando claro que conquistou um lugar importante em seu nicho específico.

Conclusão

Sim, uma estratégia eficiente para as mídias sociais não se limita ao uso de hashtags. É necessário considerar a qualidade das imagens, frequência de postagens, valor que o conteúdo entregará ao público-alvo e outros itens para que a startup tenha resultados consistentes.

E, se sua empresa ainda não utiliza as hashtags nas mídias sociais, chegou a hora de mudar isso! Embora tenham ganhado popularidade pela primeira vez em 2007, elas são ainda mais úteis atualmente e podem levar sua startup a outro nível.

Saiba mais sobre a importância das redes sociais para sua startup!

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