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7 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Lançar seu App

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Se você deseja entrar no mercado Mobile, você está no caminho certo para o sucesso. Afinal das contas, a tendência tecnológica atual é a convergência: a união de todos os contatos, atividades, mídias sociais, interesses, conteúdos e diversões em um só lugar – na palma da sua mão. Com smartphones cada dia mais avançados e completos, fica muito fácil unir todos os aspectos da vida diária, pessoal e profissional, em um só dispositivo, o que justifica o crescimento do mercado Mobile.
Mas, antes de criar seu App e, com ele, expectativas de desempenho e rentabilidade, há alguns fatores essenciais de que você deve tomar conhecimento, para entrar neste mercado bem preparado e com o pé direito.

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1) A Plataforma Mobile está do seu lado

Para novos players do mercado Mobile, as plataformas Mobile são excelentes parcerias. Tanto a App Store quanto o Google Play possuem mecanismos ativos para impulsionar novos Apps e ajudá-los a obter mais downloads. Até porque conteúdos fresquinhos ajudam o usuário a ficar antenado em novas tendências. Mas essa vantagem deve ser utilizada com estratégia: utilizar conteúdos otimizados com essa vantagem em mente garante um resultado ainda melhor de desempenho para seu App recém lançado.
Para isso, o serviço de ASO ( App Store Optimization , otimização para plataformas Mobile) é uma carta na manga, cada vez mais utilizada por empresas com sonhos de grandeza para seus projetos e intenção de transformá-los em realidade.

2) O Efeito Bola de Neve

As App Stores são como uma bola de neve: quanto mais downloads você tem, mais downloads ainda você terá. Isso, porque o tal mecanismo das plataformas Mobile também ajuda a promover aplicativos com base em relevância. Isto é, se seu aplicativo está bombando na App Store, é porque ele é relevante para os usuários. E as App Stores naturalmente querem contribuir para agregar valor a seus usuários, priorizando Apps especialmente interessantes. Assim, quanto mais downloads você tiver, mais ainda você terá!

3) O Poder da Busca

É importante considerar o mecanismo de busca das plataformas Mobile na hora de criar os conteúdos de seu App para as App Stores, porque 63% de todos os downloads são realizados através da busca das lojas de aplicativos. Isso ocorre por conta do tal fator relevância que falamos no item acima: se eu jogo na busca um termo específico, a loja só vai me indicar os Apps que são relevantes para aquele termo que utilizei. Assim, o esforço de otimização (ASO) dos conteúdos de seu App tem alto valor para garantir um melhor desempenho. A otimização de seu título, descrição e palavras chave é feita estrategicamente, para que seu aplicativo seja mostrado nas buscas certas, aumentando sua taxa de conversão e downloads para usuários com maior chance de retenção.

4) O Custo da Conquista

Trazer um usuário para um aplicativo, hoje, custa $2,08 (Android) e $2,13 (iOS), em média. Para aumentar a rentabilidade de seus esforços, vale incluir em seu plano de Marketing atividades que garantam o aumento de sua taxa de conversão. Ou seja, um App bem desenvolvido, pensado para o usuário de forma estratégica, e cadastrado nas lojas de aplicativos com foco na otimização para busca e relevância terá maiores chances de ser baixado, o que significa maior retorno para seu investimento. Também vale considerar o potencial retorno de cada ação específica voltada para a conversão: de acordo com uma pesquisa da Entrepreneur, feita com uma amostra de 400.000 usuários de aplicativos mobile, anunciar seu App pode não ser a melhor forma de investir esse custo por usuário.
De acordo com o estudo, usuários orgânicos são mais fiéis aos aplicativos que baixam em relação aos usuários conquistados via anúncios. Na pesquisa, 17% dos usuários orgânicos (isto é, que chegaram ao aplicativo naturalmente, não via anúncio) continuaram utilizando o App após 8 semanas do download, em comparação com apenas 10% dos usuários conquistados via mídia paga. Assim, pode ser mais rentável investir em ASO do que em anúncios.

5) Top 14

Antes de entrar nas hit parades das App Stores, vale refletir sobre uma coisa: por que as empresas desejam aparecer na 1ª página do Google? Sim, porque ninguém tem como meta final a 5ª página, ou a 12ª. Mas você já parou para pensar por quê?
A realidade é que o usuário da atualidade gosta de rapidez e praticidade. Click, click, click e pronto. Assim, ele tende a se concentrar nos primeiros resultados que aparecem em suas buscas online. Com isso, a cada página do Google, menos usuários chegam a você, o que significa menos pessoas acessando seu site, conhecendo sua marca e comprando seu produto. O mesmo vale para o mercado Mobile: os Top 14 aplicativos são os que têm o maior alcance, o maior índice de clicks, de downloads, de relevância – logo, de resultado. Com isso, se sua meta é que seu site esteja na 1ª página do Google, considere como meta para Mobile que seu App esteja nos 14 primeiros resultados da busca nas lojas de aplicativos.

6) O 1º lugar é bem melhor do que o 2º

No mercado Mobile, a diferença de desempenho entre um App que apareça como 1º resultado em uma busca e o App que aparece logo em seguida é enorme. Enquanto o 1º App indicado nos resultados obtém uma média de 33% dos downloads feitos a partir de buscas, o 2º App, logo abaixo, leva apenas 18% dos downloads. Uma diferença bem significante para o desempenho de seu App

7) Categorias X Buscas

Outra coisa importante a considerar é que as recomendações por categoria funcionam de forma diferente das recomendações de resultados de buscas. Enquanto os resultados de Categorias são ordenados pela quantidade de downloads recentes, a busca por palavra-chave leva em conta diversos fatores, entre eles suas palavras-chave e sua taxa de engajamento.

A melhor forma de garantir o desempenho desejado para seu App é contando com a assessoria de um especialista em Mobile Marketing. Uma boa estratégia de Mobile Marketing leva em conta todos esses fatores e muitos outros elementos, mais técnicos do que intuitivos, para otimizar seu aplicativo, suas funcionalidades e sua presença nas App Stores, garantindo mais downloads, maior fidelidade e a rentabilidade que você deseja.

 

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