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6 motivos para investir em Marketing Digital em 2022

O momento que tanto esperamos chegou, já estamos em 2022! E, esse é o momento certo para estabelecermos as metas deste novo ciclo, concorda?

Se você ainda procura motivos para investir em Marketing Digital ou busca maneiras de levar mais prosperidade ao seu negócio, nós vamos te apresentar alguns argumentos que te ajudarão a tomar uma decisão.

Antes de mais nada, vamos entender o que de fato é o Marketing Digital, certo? Essa é uma das ações de comunicação que compõem o Inbound Marketing, sendo uma fusão de várias técnicas online, como:

  • SEO;
  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • mobile marketing;
  • marketing de conteúdo;
  • marketing de influência;
  • automação de marketing.

Agora, te convido a fazer um teste simples: pense em uma empresa grande que não seja tão ativa no mundo digital. Difícil, não é mesmo? Como os consumidores estão mais digitalizados, é comum que as marcas passem a investir pesado em Marketing Digital. 

De acordo com relatório divulgado pela plataforma Think with Google, 48% dos usuários pesquisam produtos através de mecanismos de pesquisa, como o próprio Google. Outros 33% fazem buscas diretamente em sites oficiais e 26% procuram por itens ou serviços em aplicativos.

No entanto, ao contrário do que pensa o senso comum, o Marketing Digital não é só “fazer uma publicação nas redes sociais”. Essa ação exige conhecimento de cross-channel, pesquisa de tendências, manutenção de visibilidade, engajamento do público e muito conhecimento de mercado.

Então, quer entender os motivos pelos quais vale a pena investir em Marketing Digital em 2022 e como fazê-lo na prática? Continue a leitura

1. Possibilita ficar por dentro das tendências digitais

Hoje, temos um boom de dados de pesquisa e navegação dos usuários e, o melhor, tudo isso está disponível na internet. Dessa forma, é possível criar métricas para acompanhar as tendências de mercado de diversos nichos.

Ferramentas como o Google Trends, por exemplo, podem dar aquela força para que as marcas compreendam as principais tendências de busca e intenção dos usuários. Ou seja, fica mais fácil criar produtos que se adequem às necessidades do público-alvo. Além disso, ao segmentá-las por nicho, você pode aumentar a precisão de suas ações de Marketing Digital.

Com plataformas assim, você pode descobrir quais são as palavras-chave para o seu negócio e entender quais são os tópicos em alta no seu segmento. Utilizar esse tipo de recurso pode te ajudar a encontrar o diferencial que você tanto busca no mercado.

E, é dessa maneira, que você aumenta seu engajamento, direcionando mais tráfego para pontos estratégicos da sua empresa.

2. Ajuda a segmentar sua base de contatos

Sabe qual é outro fator determinante para o sucesso e escalabilidade da sua marca? Ter um público segmentado. Com o Marketing Digital, você encontra quem realmente tem interesse em comprar os produtos ou contratar os serviços da sua empresa.

Aqui, também é possível ter aquela ajudinha querida. Existem algumas ferramentas digitais, ligadas à plataformas de redes sociais ou oferecidas por empresas especializadas, que analisam as características dos usuários que interagem com as suas postagens por um determinado período.

Depois, elas criam relatórios compostos por uma série de dados sobre essas pessoas. E esse conjunto de informações são de extrema relevância para construir sua persona e definir estratégias de Vendarketing que sejam mais eficazes.

3. Traz mais visibilidade para sua marca

Um dos maiores ganhos obtidos com a popularização da internet é, sem dúvidas, a sua democratização. Esse meio permite que pessoas, que dificilmente teriam a oportunidade de conhecer a sua marca, passem a interagir com a sua empresa.

No melhor dos cenários, essa parcela da população pode, até mesmo, adquirir seus produtos e serviços.

Antes do Marketing Digital, por exemplo, se você desejasse atingir um grande número de pessoas de forma geolocalizada, teria que encontrar uma empresa de publicidade local e criar um outdoor ou fazer um anúncio na rádio. Mas, concorda que não teria como mensurar a efetividade da estratégia ou saber se os clientes vieram por essa publicidade?

Já com essa ação de Inbound, você consegue pagar por uma publicidade que será vista apenas por quem enxerga valor no seu produto ou serviço. Isso também aumenta a perspectiva de venda e o ROI da sua estratégia.

Para confirmar a eficácia do Marketing Digital, segundo o Digital 2021 Report da Hootsuite, uma pessoa gasta, em média, duas vezes mais tempo na Internet do que assistindo à TV, por exemplo.

4. Aumenta a atração de clientes

Todos sabemos que os clientes estão mais propensos a compartilhar experiências negativas do que positivas, não é mesmo? Foi para garantir que sua marca tenha uma boa reputação online que o famoso Marketing de Influência nasceu.

Por isso, já coloque em prática: compartilhe menções e publicações dos usuários que experimentam e avaliam seus produtos e serviços. Também vale criar uma sessão específica para a compilação dessas provas sociais, o que acha?

Assim, você estará oferecendo conteúdos que provem aos futuros clientes a qualidade do seu serviço ou produto, por exemplo. 

Dessa forma, dia após dia, os usuários com vivências positivas são convertidos em clientes fiéis, que divulgam e defendem a sua marca a todo custo. E essa é a melhor maneira de oferecer uma prova social para embasar a decisão de consumo de outros compradores.

5. Dá mais autoridade 

E aí, como está a relevância da sua marca nos motores de busca? Conquistar as primeiras posições nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs) é o que os profissionais de SEO almejam. E, mesmo já conhecendo as melhores táticas de otimização, isso pode ser um desafio.

Conseguir relevância orgânica na Web com Marketing de Conteúdo, vertente do Marketing Digital, é um dos sinônimos de autoridade dentro do seu respectivo nicho. E conquistar essa posição traz diversos frutos positivos para a empresa, como:

  • cliques em sua página;
  • melhores taxas de visualizações;
  • notoriedade reconhecida pelos algoritmos.

Quer saber como você pode conquistar de fato essa tão sonhada autoridade? Bom, é importante estar sempre atento às novidades do mercado e as ferramentas digitais disponíveis. Foque em estudar práticas de SEO e temas relacionados ao Marketing Digital.

Mas, o mais importante, não se esqueça que você produz conteúdos para pessoas. Ou seja, busque produzir materiais relevantes e de qualidade, adequados ao seu público-alvo.

6. Eleva o ROI das suas ações de marketing digital

O Return Of Investiment (ROI) representa obter de volta o que foi gasto em publicidade. Isso pode se dar de diversas maneiras, como: lucro, com notoriedade e visibilidade na internet, por exemplo.

E, ao avaliar a adesão a novas estratégias, é fundamental atentar para o ROI e ROAS (Return on Advertising Spend) das suas ações. O Marketing Digital tem um ROI maior justamente porque possibilita alcançar mais pessoas, direcionar melhor os esforços e ter mais conversões, com um orçamento menor.

Afinal, vale a pena investir em Marketing Digital?

A resposta em alto e bom som: SIM! No decorrer desse conteúdo você viu algumas das inúmeras vantagens de se investir em Marketing Digital em 2022. 

Esse é o primeiro passo para conseguir fazer com que seu negócio decole, de forma saudável e com prosperidade. Já que conquistar relevância dentro de um mercado tão competitivo é a chave para o sucesso. 

Quer aprender mais sobre o mundo do Marketing Digital e se tornar uma referência dentro do seu nicho? Então, acompanhe a Hubify nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube e TikTok!

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