Um dos grandes desafios de qualquer startup é ter que caminhar rapidamente em busca de seus objetivos! Pois bem, sabemos que nem sempre esse caminho é dos mais fáceis, visto que a organização precisa se provar em um ambiente em que a escassez de recursos é presente.
Porém, isso nunca foi e nunca será problema para as empresas que têm vontade e garra para fazer o seu sucesso acontecer. Pode não ser fácil, mas também não é impossível. A grande verdade é que existem algumas alternativas que são de grande auxílio nesse momento.
Dentre elas, diversas ferramentas para startup podem ser utilizadas como grande companheiras nessa jornada! Vamos apresentar 6 delas. Confira:
1. Trello
O Trello é uma ferramenta já conhecida no mercado há muito tempo e é muito utilizada para gestão de projetos. Afinal, ela possui um sistema fácil baseado no conceito Kanban, tornando mais prático o trabalho em equipe.
É um aplicativo simples, porém funcional e gratuito, muito adotado por startups que gostam desse estilo de se organizar e gerenciar processos e projetos.
2. Slack
Outra ferramenta para startup muito útil é o Slack. Essa ferramenta tem como foco a comunicação interna da empresa, com o objetivo de substituir as trocas de e-mails que tornam-se numerosas e pouco objetivas.
Sendo assim, o seu sistema de mensagens oferece diversos recursos, que vão desde enviar arquivos até o rastreio de mensagens antigas. Além disso, é possível contar com uma versão mobile da ferramenta, acessível por qualquer dispositivo móvel com conexão à internet.
3. Google analytics
Uma das ferramentas mais indispensáveis para qualquer empresa é o Google Analytics, que é o sistema de monitoramento do gigante Google.
O Google Analytics fornece informações sobre o tráfego de qualquer site de sua propriedade, informando seu volume de visitas. Além disso, é possível conhecer a origem de cada visitante da página.
Com ele, é possível também analisar quais páginas geram mais visitas e monitorar as campanhas feitas nas redes sociais e na mídia paga, utilizando o Google Adwords.
4. RD Station
O RD Station é uma plataforma completa de marketing digital e uma das mais adequadas à realidade das startups, visto que o seu custo-benefício é muito mais interessante do que de outras ferramentas do mercado.
O software foi projetado para direcionar ações que fazem parte de todas as etapas do funil de marketing: captar leads por meio de landing pages, se relacionar com eles por meio de ações de e-mail marketing, criar fluxos de nutrição, analisar a qualidade dos leads, bem como o resultado de todas as ações feitas pelo negócio.
Além disso, a ferramenta pode ser integrada com CRMs de vendas da empresa, tornando muito mais eficiente o processo de passagem de leads para a equipe de vendas.
5. WordPress
O WordPress foi um dos responsáveis por tornar viável a criação de sites ou blogs para qualquer pessoa, mesmo por aquelas que não têm conhecimento em programação.
O aplicativo é a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo. As suas qualidades estão na simplicidade da utilização de suas ferramentas, além das possibilidades de empregar plugins externos.
6. Optimizely
O Optimizely é uma ferramenta que permite testar, personalizar e otimizar páginas de sites a fim de acompanhar o engajamento dos usuários que estão visitando-as.
O seu recurso central é a possibilidade de fazer testes A/B, o que já é indispensável na construção de qualquer estratégia de equipes de marketing de várias startups.
Tendo essa demanda, ele pode ajudar com comparações de versões de uma mesma página, anúncio, campanha, e-mail, entre outros.
Quer ter essa e outras ferramentas com desconto? Conheça o portal de benefícios da ABStartups.