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5 estratégias de CRM que você precisa começar a praticar

Uma das soluções mais interessantes para desenvolver o seu negócio é o CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, uma estratégia que agrega valor aos serviços prestados e fortalece a estratégia comercial da empresa. Mais especificamente falando, o CRM permite que a empresa desenvolva um planejamento estratégico voltado para identificar as necessidades e desejos do cliente de forma antecipada para atendê-los com alto nível de satisfação — superando as expectativas dele.

Entre os principais benefícios do CRM, destacamos:

  • uma equipe de vendas com maior poder de conhecimento sobre o seu público-alvo;
  • processos mais automatizados, satisfação dos clientes; e
  • a construção de um relacionamento de confiança mútua entre eles e a sua marca.

Como uma startup se apoia na transformação digital para lidar com recursos – pessoas, tempo e dinheiro – de forma muito eficiente, aprofunde-se no CRM ao ler abaixo cinco estratégias que contribuirão também para o desenvolvimento de campanhas mais precisas de atração, conquista e fidelização de clientes, além de aumentar as receitas e melhorar a rentabilidade do negócio.

Faça um planejamento de vendas

Desenvolver um planejamento de vendas baseado em um software de CRM é a primeira e mais importante etapa. Muitos gestores ignoram essa fase inicial devido à pressa em colocar as técnicas em prática e, muitas vezes, começam a utilizar o sistema sem qualquer parâmetro preestabelecido, colocando em risco o sucesso da estratégia. Os resultados que você espera alcançar dependem inteiramente do planejamento que você faz. É uma forma de alavancar o potencial das estratégias e melhorar ainda mais os resultados.

A definição de objetivos e a fixação de metas claras, alcançáveis e divididas por etapas podem influenciar nos resultados da sua estratégia e trazer impactos positivos para as receitas da empresa. Dessa forma, denomine em seu planejamento todas as metas de curto, médio e longo prazo. Essa organização ajuda bastante com a motivação na hora de buscá-las utilizando o CRM como uma tecnologia parceira — afinal, fica mais fácil saber para onde ir. Lembre-se de que o planejamento deve ser descrito com clareza para que todos os envolvidos possam compreender facilmente.

Com um sistema de CRM, você terá acesso a informações importantes como o resumo das vendas realizadas juntamente com vários outros dados que ajudarão a formar uma estratégia no longo prazo. Tais informações vão dar suporte à criação de campanhas promocionais com maiores retornos em volume de vendas. Além disso, você pode combinar as informações do sistema de CRM em painéis de vendas para gerenciar períodos de sazonalidade e vender mais para os clientes que compram mais, deixando o seu processo de vendas mais eficaz.

Com o cruzamento de informações de horários e dias de maiores vendas, bem como os produtos mais vendidos, você pode direcionar os esforços para aqueles pontos com maior potencial de resultados, otimizando o desempenho da sua equipe de vendas.

Melhore a conversão de leads

As estratégias de CRM podem ser uma arma poderosa nos processos de atração e conquista de clientes e favorecer o aumento da taxa de conversão em vendas. As informações obtidas por meio do monitoramento das atividades dos clientes devem auxiliar os vendedores a proporcionarem condições mais favoráveis para encurtar os ciclos de vendas.

Seu sistema de CRM pode alinhar as necessidades do cliente com o que você oferece por meio dos dados históricos de relacionamento com ele e ajudar a fechar o negócio com mais rapidez. As aplicações de CRM também podem ser cruciais para organizar as atividades dos seus vendedores, de forma que a sua equipe esteja no lugar certo e na hora certa para garantir que eles se beneficiem das melhores oportunidades de vendas.

Construa um relacionamento de confiança com os clientes

Manter um relacionamento ativo e próximo com o cliente existente é vital para o seu negócio. As aplicações de CRM podem ajudar muito nessa tarefa, considerando que elas armazenam informações importantes sobre todas as interações que você tiver com os seus consumidores.

Sua equipe de vendas poderá usar esses dados para antecipar os desejos deles e, sistematicamente, prestar um serviço de atendimento mais personalizado e exclusivo. Tudo isso contribui para a construção de uma base de clientes mais satisfeitos e leais, e um gerenciamento de perfis mais eficiente. Assim, o CRM revela ser uma ótima solução não só para as estratégias de atração e conquista, mas também para promover a fidelização dos clientes no seu negócio.

Acompanhe e analise os resultados

O software de CRM permite rastrear as informações do cliente potencial e calcular o seu ticket médio, mostrar as melhores épocas de compras, os itens que ele procura mais, como prefere pagar, etc. Acompanhar esses dados e analisar os relatórios permitirá que você potencialize as vendas oferecendo o produto certo na época certa, antecipando a necessidade de compra e podendo aumentar o ticket médio do cliente.

Além disso, também permite que você acesse informações sobre cada ligação feita, o que pode ser uma ferramenta a mais para a sua equipe de vendas melhorar os resultados e aproximar mais a relação com o consumidor.

Faça uma campanha promocional certeira

O sistema de CRM pode ajudar na formação de uma campanha promocional para aumentar as vendas em épocas de baixo movimento. Considerando o histórico de dados, você pode escolher os melhores clientes, verificar o que compram mais e fazer uma promoção certeira nesses períodos para garantir resultados mais impactantes.

Para finalizar, uma dica vital: mergulhe na metodologia do CRM e seus três pilaresselecione um bom sistema de CRM para facilitar a vida e elevar a produtividade de sua equipe. Só com o parceiro certo será possível capitalizar ao máximo todo o esforço de sua companhia para viver o conceito do CRM, a partir da dedicação para compreender o seu negócio, os seus consumidores, o produto ou serviço que oferece, definir quais são os objetivos que pretende alcançar e adotar metas de utilização do sistema para obter os melhores resultados possíveis. Lembre-se: o sistema é que se alinha às necessidades do seu negócio e nunca o contrário!

 

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