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5 dicas práticas de como divulgar sua Startup

A ascensão do ecossistema de startups, no Brasil e no mundo, já não é mais novidade para ninguém. Isso se deve muito ao fato de que muitas delas estão surgindo de forma cada vez mais acelerada, e mais que isso, uma grande parcela vem demonstrando capacidade em avançar além dos estágios iniciais, ou seja, estão dando certo!

O fator que mais influencia para que uma startup dê certo é a sua forma de atuação. Em outras palavras, ter um produto ou serviço que resolva uma necessidade real de seu público-alvo. Claro, sempre focando em solucionar dores específicas do seu mercado de atuação. Porém, esse não é o único fator, há algumas variáveis que envolvem o sucesso de uma startup.

Duas dessas variáveis são: Aquisição de clientes e captação de investimentos. Para que isso seja alcançado, um bom trabalho de divulgação é essencial para deixar a empresa cada vez mais conhecida, proporcionando ótimas oportunidades.

Por isso, preparamos aqui 5 dicas práticas de como divulgar sua Startup, confira!

1. Produza conteúdo

Uma das maneiras de difundir sua startup é mostrar todo o seu conhecimento e autoridade no mercado em que atua. E a principal maneira de fazer isso é produzindo conteúdo.

Esse conteúdo pode ser desde algo simples, como um post no seu blog, ou até mesmo a produção de materiais ricos como e-books, guias rápidos e outras ferramentas. Assim, sua startup se mostrará preparada para atender as dores de seu mercado, além de ajudar em sua educação, se tornando conhecida e sendo acessada de forma orgânica.

2. Invista em Marketing Digital

Nos dias atuais, as pessoas estão cada vez mais informadas sobre qualquer assunto, devido ao acesso fácil e constante à internet. Por isso, a necessidade de estar presente nesse canal é grande, então tenha em mente que o marketing digital da sua empresa deverá ser uma área-chave!

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Você pode começar pequeno, realizando ações básicas: estar presente em diversas mídias sociais, desenvolver maneiras de captar leads, trabalhar o relacionamento com eles pelo e-mail marketing e até investir em mídia paga. Com o tempo, você estará mais familiarizado com tudo isso e sentirá a necessidade de dar passos mais longos nesse caminho.

3. Faça parcerias

Buscar parceiros também é uma prática muito recomendada quando o assunto é tornar sua startup mais conhecida. Nesse sentido, não há uma regra de como isso pode funcionar, então foque nas necessidades da sua empresa e utilize a criatividade para obter um bom retorno sobre essa ação.

As parcerias podem ser tanto offline quanto online. Algumas possibilidades que você pode levar em consideração vão desde parceiros atuando como revendedores, empresas que complementam o seu serviço e até a realização de ações em conjunto, como por exemplo, um comarketing. Se a parceria for com outra startup, melhor ainda!

4. Participe de eventos

É essencial estar sempre antenado sobre o que está acontecendo na comunidade de startups e também em seu mercado de atuação. Uma das formas de cumprir esse papel é participando de eventos.

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Participar de eventos pode abrir portas que você nunca mais vai querer fechar. Em eventos, você se conecta com diversos players do mercado e tem a oportunidade de conversa com eles de forma descontraída e apresentar o seu negócio.  Claro, vai ser preciso muita proatividade e iniciativa para conseguir isso. Mas como resultado você pode conhecer possíveis parceiros, clientes e até mesmo investidores.

Também é valida a estratégia de organizar eventos, com foco tanto para a comunidade de startups quanto para seus clientes. Ela pode ajudar a empresa a se tornar mais conhecida na própria comunidade de startups e também a fortalecer o relacionamento com clientes, que podem indicar outros clientes.

5. Não se esqueça da imprensa

Como dica final. Divulgar nos canais de informação, como grandes portais, revistas e jornais online, é algo muito relevante. Esses canais possuem um grande poder de alcance e demonstram muita credibilidade, favorecendo o acesso do seu público-alvo até você.

Uma dica é utilizar os seus contatos e a comunidade de jornalistas a seu favor. Também é importante procurar uma boa assessoria de imprensa para ajudar a promover sua startup.

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