Quando uma startup começa a crescer e a apresentar resultados positivos, a necessidade de contratar funcionários aumenta. No entanto, esse processo costuma ser um pouco mais complicado do que se imagina. Os motivos são inúmeros. Entre eles, podemos dizer que startups normalmente possuem uma estrutura de uma pequena empresa, ou seja, não têm setores de RH para cuidarem de toda a seleção.
Além disso, os investimentos são reduzidos — portanto, nem sempre optarão por terceirizar o processo — e possuem valores mais enraizados. Logo, a contratação e adaptação de novos funcionários à sua cultura organizacional costuma ser mais lenta.
Dito isso, selecionamos 4 dicas para contratar os funcionários certos para sua startup. Acompanhe!
1. Esclareça os detalhes do cargo
A primeira coisa a se definir são os problemas internos que precisam ser resolvidos, as atribuições do cargo, os valores da empresa e o que você espera dos novos colaboradores. Trata-se de um passo básico no planejamento de uma contratação, já que desenha o cenário com as dificuldades atuais e projeta um futuro desejado pela empresa.
Em relação ao cargo, é importante explorar os detalhes das suas funções e responsabilidades bem como as habilidades e valores pessoais esperados dos candidatos. A intenção desse detalhamento é melhorar a filtragem da seleção, uma vez que fará os possíveis contratados entenderem rapidamente se eles se enquadram no perfil da vaga.
2. Divulgue nos lugares certos
Após estabelecer o tipo de profissional desejado, é a hora de fazer essa oportunidade chegar até eles. O primeiro método é usar a internet para divulgar a vaga de trabalho. Você pode lançar mão das redes sociais da startup, como Facebook, Twitter e, principalmente, o LinkedIn — que é a plataforma voltada para as relações profissionais.
Além das mídias sociais, você pode anunciar em bancos de vagas, como o Vagas.com, Catho ou Indeed.
Outra maneira de procurar novos talentos é usando a sua rede de contatos pessoais. Você pode recorrer a parceiros de negócio, ex-colegas de trabalho e faculdade ou amigos que possam conhecer alguém que se encaixe perfeitamente em suas necessidades.
3. Seja criterioso e paciente
Após a divulgação correta da vaga, provavelmente aparecerão muitos currículos, e-mails e contatos telefônicos. Esse é o momento de ser seletivo e entender que contratar funcionários é uma coisa que não pode ser rápida.
Por mais que o seu dia a dia seja bastante corrido, é importante destacar um tempo só para analisar com calma os perfis dos candidatos. Afinal, é o futuro da sua startup que está em jogo.
Um ponto a se evitar é a contratação por afeto ou amizade. Não é difícil que, em meio aos candidatos, surja um amigo, colega, parente, enfim, alguém próximo. Nesses casos, o ideal é repassar a análise desse currículo para um sócio ou um colaborador de confiança. Caso a responsabilidade continue sendo sua, o ideal é avaliar a pessoa exclusivamente por critérios técnicos.
Em relação aos candidatos que não se encaixaram momentaneamente no perfil da vaga, é bom guardar seus currículos para eventuais e futuras contratações.
4. Verifique o histórico do candidato
Após a seleção dos favoritos à vaga, temos a fase das entrevistas. Durante essa conversa, é relevante ouvir do candidato detalhes interessantes sobre o seu passado profissional e acadêmico.
Para isso, procure fazer perguntas mais abertas e estimule o candidato a falar mais. Nessas horas, você precisa atentar-se a habilidades técnicas, históricos em empresas, experiências em projetos e em viagens fora do país, participação em eventos da sua área e outros dados que revelem a personalidade e os atributos do profissional.
Ao contratar funcionários para startup, os cuidados devem ser tomados desde o início do processo de seleção. Um dos principais passos é o detalhamento do cargo a ser ocupado. Visto que isso, quando bem divulgado, já ajuda a eliminar grande parte dos candidatos inadequados.
A análise antes, durante e após a entrevista deve ser cautelosa para escolher aqueles que reúnem as capacidades técnicas e pessoais para fazer parte do seu time.
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