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3 Dicas para a sua Estratégia de Internacionalização

Com a evolução da tecnologia e as revoluções de cloud, redes sociais e mobilidade, vender em novos mercados não é mais uma exclusividade de marcas com grandes orçamentos. Graças à tecnologia, internacionalizar um negócio é agora possível para qualquer empresa com uma estratégia apropriada e um entendimento da dinâmica do mercado global.

Um tema central a ser considerado em seu programa de internacionalização é a sua estratégia de marketing. A seguir compartilhamos 3 dicas para bombar seu marketing em outros países.

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1. Qual o seu modelo de priorização de recursos?

Existem algumas formas de priorizar o seu (sempre escasso!) orçamento de marketing. Algumas empresas priorizam por tamanho estimado do mercado, outras por volume de vendas, ou até por uma combinação dos dois (pense em uma matriz 2 x 2 com quadrantes, por exemplo). O importante aqui é ter uma forma estruturada de responder como a sua grana e o seu esforço de marketing serão alocados entre cada mercado

2. “Don’t Spread Too Thin” ou qual o mix em cada mercado?

A fórmula aqui é a seguinte: você quer atuar em vários países e você tem um modelo legal para direcionar o quanto cada país receberá de esforço e investimento. O próximo passo é criticar esta fórmula e avaliar se você conseguirá ser relevante em todos os mercados. É melhor investir pouco em vários lugares ou “muito” em apenas um mercado e realmente fazer a diferença lá? Este é um exercício de equilíbrio e de modelo de marketing — por exemplo, usando um “mix” de marketing focado em inbound e baixo investimento para países mais emergentes e concentrando o esforço de ações que requerem maior esforço e dinheiro para os principais mercados.  

3. Fale como os locais

Esta aqui é meio óbvia, certo? Mas é incrível como na hora da execução sempre passa batida. Afinal, a sua estratégia funciona tão bem aqui para nós que “é só traduzir e mandar bala.” Ou pior, se o mercado não está respondendo ao produto é porque “não está preparado ainda.”

Não tente forçar o mesmo caminho de sucesso que você teve no seu mercado de origem em outros mercados. Tenha um plano consistente, adaptado ao mercado local. Temas como valores, costumes, hábitos são temas importantes a serem considerados em suas ações de marketing e no “messaging” de posicionamento dos seus produtos e serviços. E, principalmente, tenha paciência e humildade para analisar os resultados e mudar a sua estratégia.  

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