Por que definir o que é uma startup é importante?

O que define uma empresa como startup?

Com certeza você já fez essa pergunta e ouviu diferentes respostas.  

Isso acontece, porque embora exista a definição de alguns autores que são mais aceitas como “oficiais” pelo ecossistema, ainda há um campo para muitas interpretações e suposições. Por um lado, é legal que as pessoas reflitam sobre o tema, pois gera um debate saudável e necessário. Mas, por outro, a falta de um conceito mais universal que ultrapasse as barreiras do ecossistema, acaba atrapalhando nosso desenvolvimento.

Entre os conceitos, o que costumamos ouvir por ai é: 

Startups são empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido de crescimento

Quer saber mais sobre o que é uma startup? Já fizemos um artigo bem completo aqui.

Características próprias

Mais do que empresas em estágio inicial, startups têm muitas características diferentes de uma empresa tradicional. Desde a sua relação de trabalho, capacidade de crescimento e geração de empregos até seu alto teor tecnológico e logística de seus produtos e serviços. Em outras palavras, algumas características que definem uma startup são:

→ Inovação

→ Escalabilidade

→ Repetibilidade

→ Flexibilidade e rapidez

Entretanto, ainda hoje no Brasil não existe qualquer distinção entre startups e outras empresas. O que isso significa? Que os mesmos processos burocráticos são aplicados as startups, o que muitas vezes reduz o impacto inovador e acelerado que ela precisa para começar seu negócio.

Marco Legal das Startups

Uma das propostas de ter um marco legal para startups aqui no Brasil é justamente regulamentar essa e outras questões relacionadas ao universo empreendedor. O intuito aqui não é limitar nem ditar regras arbitrárias! Mas sim criar regras que beneficiem o setor. Por exemplo: termos mais simples, menos burocracia e custos para abertura de empresas, condições especiais para impostos e muito mais.

Quer entender um pouco mais?

Estamos participando de reuniões para discutir a criação do marco legal de startups no Brasil e quais devem ser os pilares desse documento. Já tivemos a primeira reunião há algumas semanas (veja  que aconteceu) e trouxemos no blog alguns temas em destaque (leia mais).

Por isso,  para tirar todas as suas dúvidas, vamos realizar uma live nesta quarta-feira (14/03) com o nosso presidente Amure Pinho e o presidente do Dínamo Kiko Afonso vamos esclarecer entre outras coisas:

→ Por que criar um marco legal para startups

→ Quais são as propostas

→ Como sua startup pode se beneficiar

→ Quais são os próximos passos em Brasília

 

Contamos com sua participação e opinião, que é o mais importante.

CLIQUE AQUI para receber notificação e não perder nossa live! 

By |março 12, 2019|ABStartups|

About the Author:

Ana Flávia Carrilo
Apaixonada por escrita, comunicadora por nascença e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando a desenvolver o ecossistema empreendedor brasileiro.