CTOTalks: Desenvolver internamente, comprar uma empresa ou encontrar um parceiro?

 

 

No bate papo do podcast CTO Talks que nossos parceiros de conteúdo (UBISTART) fizeram com o Bruno Ghisi, CTO na Resultados Digitais (RD), um dos tópicos abordados foi a aquisição de uma startup de CRM de Belo Horizonte/MG para incorporar na carteira de serviços oferecidos pela RD.

O Bruno comentou no podcast que em uma matriz de decisão estratégica para investir em um determinado novo negócio/serviço se tem três opções:

  • Build: construir a solução com equipe interna ou terceiro (empresa de software)
  • Buy: fazer a aquisição de uma empresa que já possui a solução, podendo fazer além do produto, a aquisição da equipe
  • Partner With: arranjar um parceiro para complementar os serviços com sua empresa

E a RD decidiu ir para a opção de buy, fazendo uma avaliação e entendendo do que estava comprando: time, competência, produto, receita base e entre outros. O que os oportunizou em comprar uma empresa que estava escalando.

Na matriz de decisão, a RD observou as métricas do negócio, de tecnologia e produto, avaliaram os processos, performance e suporte da empresa. Para que este processo de aquisição pudesse trazer uma zona de transparência quando a startup fosse absorvida dentro da equipe da RD.

O Bruno faz uma analogia de que fazer a aquisição de uma empresa é como se fosse comprar um apartamento. Pois na compra é muito difícil atender tudo o que o comprador deseja. Vai faltar a melhor vista, a melhor garagem ou a distribuição de cômodos… deve se avaliar os prós e contras e montar um plano estratégico para trabalhar nos “contras”.

Pois quando se fala de uma empresa que está em estágio inicial, vai ter alguma coisa não estruturada… e mesmo quando é uma empresa com mais tempo de mercado, talvez os processos estabelecidos precisem ser ajustados…

O novo serviço de CRM da RD foi lançado no último RD Summit, maior evento de marketing digital da América Latina. E você pode conferir mais sobre esta aquisição e outros tópicos como expertises do Bruno, equipe de desenvolvimento da RD, os desafios no início da trajetória da RD no #3 episódio do podcast CTOTalks nos links abaixo:

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By |fevereiro 25, 2019|ABStartups|

About the Author:

Walter Sengik da Cruz
Atua nas estratégias comerciais e de marketing na UBISTART, possibilitando que empresas que desejam inovar em seus negócios e processos através de soluções digitais possam conhecer a UBI! Facilitador do Startup Weekend, programa mundial que promove oportunidade de desenvolvimento empreendedor e mudança de mindset. Community Leader no Rio Grande do Sul quanto a empreendedorismo, interagindo como articulador em ações estratégicas que promovem o desenvolvimento econômico no segmento de tecnologia digital do Estado.