Por que trabalhar em uma startup?

5 Habilidades que só trabalhar em uma startup pode te ensinar

Em essência, startups são ambientes disruptivos que oferecem um clima descontraído, criativo, dinâmico  e flexível de trabalho. Trabalhar nesses termos basicamente é uma crescente curva de aprendizado.

Uma equipe pequena, hierarquias planas, multitarefa e uma cultura de trabalho vibrante. Ao contrário de grandes corporações, startups oferecem uma visão muito mais ampla do negócio e permite o  desenvolvimento de várias habilidades.

Quer fazer fazer parte de um time empreendedor e trilhar seu caminho no mundo das startups? Então aqui estão cinco lições que esse ambiente pode ensinar:

Você vai aprender a ser multidisciplinar

Uma equipe pequena significa que invariavelmente será preciso uma postura colaborativa entre todos, independente de áreas. Portanto, ter flexibilidade para lidar com diferentes perfis e opiniões será uma das lições mais valiosas que você aprenderá.

Trabalhar em uma startup é comprar uma causa, ainda que muitas pessoas ao redor não acreditem nela e se motivar para conquistar os melhores resultados, sabendo que cada vitória é parte de um todo.

Você vai desenvolver habilidades de auto-aprendizagem

Startups, por serem empresas em desenvolvimento inicial, não possuem um passo a passo definido e nada é escrito em pedras.  Por isso, acompanhar o novo, ser aberto a novos métodos e desafios faz parte do desafio diário.

Você vai aprender muito a medida que desenvolve suas funções, muitas vezes vai ter que testar ferramentas e aprender habilidades para alcançar seus resultados. E o valor desse aprendizado será fundamental ao longo da sua carreira.

Você aprenderá a lidar com fracassos

Quando você está em uma startup, faz parte de uma equipe que caminha na linha tênue de incertezas. Mas calma, isso não é necessariamente ruim! Pelo contrário, te dá a você a chance de observar o fracasso de perto e temê-lo menos.

Além disso, como dito, o aprendizado ocorre por meio do método de tentativa e erro, o que te ensina a não ter medo dos seus próprios fracassos. Os dois juntos, vão prepará-lo para lidar com incertezas e quedas com mais resiliência e força.

→ Você aprenderá a confiar em seus instintos

Assumir riscos calculados é uma habilidade que todo profissional deve aprender. E quando você escolhe trabalhar em uma startups, você não pode ter medo de riscos. Como Mark Zuckerberg diz:

Em um mundo que está mudando muito rapidamente, a única estratégia que certamente falhará é não correr riscos

E conforme você evolui na sua carreira, haverá cada vez mais casos em que você terá que tomar decisões mesmo que sem ter todas as informações necessárias na sua mão. Nesses casos, confiar nos seus instintos e tomar uma decisão baseada em riscos calculados é uma habilidade valiosa.

→ Você aprenderá a ser adaptável

Os altos e baixos e todo o jogo de cintura necessários dentro de uma startup vão te ensinar a virtude da adaptabilidade. Em um ambiente de constante mudança, é preciso entender que você terá que aceitar essas mudanças, em vez de resistir a elas.

Como tudo que é desconhecido, é necessário uma fase de testes e esse processo de descobertas, apesar de parecer assustador, é na verdade uma atividade enriquecedora! E aí, se sente preparado para encarar o desafio de trabalhar em uma startup?

Trabalhe Conosco

Então aproveite que estamos com vagas abertas!

Conheça mais sobre nossa missão de apoio ao ecossistema de startups e venha construir sua história com a gente. Trabalhe conosco aqui

 

By |fevereiro 7, 2019|ABStartups|

About the Author:

Ana Flávia Carrilo
Apaixonada por escrita, comunicadora por nascença e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando a desenvolver o ecossistema empreendedor brasileiro.