5 motivos para não perder eventos de empreendedorismo em 2019

Para quem olha o calendário de eventos para startups fica até perdido com as inúmeras opções.  Mas você sabe porque não deve perder essas oportunidades?

Com certeza o número de eventos para startups cresceu nos últimos anos. De meetups a grandes conferências, eles estão cada vez mais democráticos. Muito conteúdo gratuito, segmentados por verticais e que oferecem algo crucial para o empreendedor: networking.

Para quem está começando seu negócio ou está em busca de investidores, participar de eventos é importante para alcançar crescimento. E tenha certeza: todo evento tem algo a te ensinar!

Se você não consegue pensar em muitas razões para participar de conferências, vamos ajudá-lo! Separamos 5 motivos pelos quais vale a pena dar uma chance ao calendário da sua cidade. Veja só:

Por que participar de eventos de empreendedorismo?

1. Aprenda com os melhores

É tudo sobre aprender com os melhores. Nenhum empreendedor, por mais bem sucedido que seja, sabe tudo sobre tudo. Em sua trajetória, ele com certeza cometeu  vários erros até alcançar seu modelo de negócio ideal. O problema é que esses erros podem custar caros e até destruir seu negócio.

Palestrantes experientes e talentosos que compartilham suas histórias te dão a chance de aprender muito. Eles vão te ensinar como evitar certos caminhos e soluções que eles usaram em seu negócio. E esse aprendizado pode muito bem servir para você também!

Pelo palco do CASE – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo – já passaram CEOs de grandes startups como Yellow, 99, MaxMilhas, Trustvox. Você pode acompanhar algumas das melhores palestras no nosso canal do Youtube. Confere só:

Renato Freitas, Co-Founder da Yellow no CASE 2018

2. Apoie seu ecossistema e faça conexões

Destacar um ecossistema local é a maneira mais eficiente de ajudar as startups a crescer. Em um evento para a comunidade, mais do que ouvir uma palestra, o benefício é outro: conhecer pessoas como você!

A vida de empreendedor pode ser solitária, especialmente se você não está conectado com a comunidade a sua volta (conheça aqui a lista de comunidades pelo Brasil). E fazer conexões é uma excelente maneira de resolver isso e criar novos círculos de contato.  

“ A função de networking dos eventos é cada vez mais importante.  E o matchmaking é o principal ROI esperado pelas startups”

O que você precisa fazer é se conectar com as pessoas certas. Não tenha receio de conversar e falar sobre suas ideias e especialmente, saber ouvir. Não desista da oportunidade de ouvir insights que podem de ajudar a crescer!

Uma boa oportunidade para isso, é participar de um Startup.On. O evento circula por diversas cidades de todo Brasil e oferece um dia de imersão. Vale a pena para se conectar com a comunidade e conhecer cases de sucesso de outros lugares. Confira onde acontece as próximas edições, aqui.

3. Aprenda sobre seu mercado

É comum concentrar mais tempo no seu nicho e não olhar atentamente para o setor como um todo. Isso pode ser perigoso. Afinal, se algo inesperado movimenta o mercado, quem é pego de surpresa pode não estar preparado para as mudanças. E isso pode levar seu negócio a  falhar.

Eventos são uma oportunidade para você olhar para o mercado, as tendências e os temas mais discutidos. Isso te dá a chance de planejar e se preparar para novidades.

4. Encontre inspiração

Talvez o maior benefício de um evento seja a chance de ser inspirado pelo que você vê. Se você está cercado pelas mesmas pessoas e  problemas o tempo todo, é fácil perder sua criatividade. Isso porque ela precisa ser alimentada com novas fontes constantemente.

Participar de um evento pode apresentá-lo a uma variedade de pessoas inspiradoras. Você aproveitará novas ideias e poderá até criar uma maneira de dinamizar seus negócios.

 

5. Faça negócios

No mercado, uma coisa que vale bastante é o “ver e ser visto”. Participar de eventos, como palestrante, organizador ou espectador, proporciona que você seja visto pelo mercado. É um grande investimento para sua marca pessoal ou mesmo para empresa que trabalha.

E pense, que se hoje você está em um evento como participante, sendo impactado por conteúdos ricos. No próximo evento, pode ser você o empreendedor que inspira milhões de pessoas.


Se você chegou até aqui e se interessou em ir a vários eventos, não deixe de conferir a
programação de eventos para 2019 e acompanhar nossas redes sociais. Sempre temos informações e até descontos para eventos do ecossistema. E claro, programa-se porque o CASE 2019 vem aí…

Inscreva-se na Newsletter / Facebook / Instagram

About the Author:

ABStartups
A Associação Brasileira de Startups foi fundada para promover e representar as startups brasileiras. Nós trabalhamos para tornar o Brasil uma das cinco maiores potências em inovação e empreendedorismo tecnológico. Tem uma startup e quer fazer parte desse movimento? Associe-se!