Quer aplicar o Business Model Canvas? Veja alguns exemplos!

O Business Model Canvas é uma ferramenta para desenvolver modelo de negócio, que se popularizou entre os empreendedores. Mais do que ajudar a tirar sua ideia do papel, o Canvas também é útil para analisar e organizar os elementos do seu negócio e entender quando eles já não estão funcionando tão bem.

Desenvolvido pelo suíço Alexander Osterwalder após um processo colaborativo com mais de 200 consultores pelo mundo, o diagrama do Canvas permite uma melhor visualização estratégica na hora da criação do seu negócio.

Basicamente, ele apresenta nove blocos visualizados em uma só folha ou slide:O objetivo é que você monte o canvas em conjunto com outras pessoas. Indicamos que você imprima o modelo em uma folha A3 e vá colando post-it em cada bloco, pois é um exercício que normalmente requer alterações, mudanças e repensar muitas suposições iniciais.

Sobre os blocos

Falamos melhor sobre cada um dos nove blocos do Canvas em nosso ebook, onde, mostramos como montar o Business Model Canvas de seu negócio de uma forma prática e intuitiva. Mostramos quais perguntas devem ser respondidas em cada um dos blocos para que seu Canvas fique completo, você pode baixá-lo aqui.

Mas para facilitar o entendimento trouxemos alguns modelos de Canvas de grandes empresas para que você consiga ver “na prática” o funcionamento do Business Model Canvas e se preparar para criar o seu!

O primeiro modelo é de um negócio SaaS (Software as a Service)

O modelo de SaaS (Software as a Service) funciona oferecendo um software como produto, ou seja, serviços via internet, como a Netflix e Spotify.

Partindo disso, o modelo ganha dinheiro através da cobrança de uma mensalidade pelo serviço (o que gera menos dor de cabeça e receitas recorrentes para a empresa). Como fraqueza, o modelo necessita de um bom acesso a internet e custos elevados de infraestrutura na nuvem.

Canvas do Mercado Livre

Seguindo o modelo de Marktplace, o Mercado Livre oferece uma plataforma de compra e venda e ainda tem o diferencial de atingir dois segmentos de clientes: tanto os consumidores (clientes) como os produtores (vendedor). Com isso, sua principal proposta de valor aos consumidores é o acesso a um grande número de produtos e preços ao mesmo tempo que seu grande desafio é a confiabilidade das transações.

Modelo de negócio do Nubank

O Nubank é uma startup brasileira que imaginou um banco sem agência e que não cobra anuidade no cartão de crédito. Assim como ele, o Neon e outros bancos digitais seguem com um modelo de negócios baseado na internet e no mobile, já que todas as transações ocorrem pelo aplicativo dos usuários. A partir disso, seus canais e segmento de clientes se baseiam nesse segmento.

Agora é com você!

Com esses exemplos em mãos e com o conteúdo do nosso ebook, você está pronto para começar seu próprio Business Model Canvas! Não se esqueça de colocar no máximo de informações que achar relevante e não se preocupe em mudar de ideia ao longo do processo. Isso só tornará os objetivos do seu canvas ainda melhor!

 

By |janeiro 29, 2019|Primeiros passos|

About the Author:

ABStartups
A Associação Brasileira de Startups foi fundada para promover e representar as startups brasileiras. Nós trabalhamos para tornar o Brasil uma das cinco maiores potências em inovação e empreendedorismo tecnológico. Tem uma startup e quer fazer parte desse movimento? Associe-se!