Por que todo empreendedor precisa ter um plano de carreira

Segundo a pesquisa Global de Empreendedorismo GEM 2016, novos negócios têm um alto índice de mortalidade até o 42º mês de vida. Neste caminho, o empreendedor passa por uma série de desafios relacionados à gestão, tecnologia, operações, vendas, entre outros temas, sendo que nem sempre possui os conhecimentos necessários para superá-los.

Se fosse colaborador de uma grande empresa, o empreendedor certamente estaria organizando suas necessidades de conhecimentos em um plano de desenvolvimento individual, de forma a absorver novas competências na medida em que avança na carreira. Mas, sendo empreendedor, como se planejar para evoluir profissionalmente mesmo sendo o protagonista dos seus negócios?

Ao se enveredar pelo mundo das startups, o empreendedor precisa estar ciente de que enfrentará diversos desafios profissionais que tangem a busca constante por novos conhecimentos para melhorar suas habilidades e competências. Terá que definir objetivos, métricas, estratégia de execução e planejamento, buscando os recursos para atender as necessidades dos seus clientes e usuários, além de criar uma cultura que valorize os colaboradores e, enfim, crescer e escalar seus negócios.

À medida que os processos evoluem, os desafios mudam. Empresas, independente do tamanho, são organismos vivos. A diferença é que, em grandes corporações, esse movimento é feito com a devida antecedência. Elas têm uma área de RH que desenvolve um plano de Treinamento e Desenvolvimento, fazendo com que as pessoas se preparem para os desafios que estão por vir. Em startups isso ainda não acontece. Como na maioria dos casos são os próprios empreendedores que tomam as decisões, é fundamental que estejam preparados e planejados para saber o que fazer e para onde seguir nas mais diversas situações.

Para ajudar nessa jornada, a tecnologia é uma grande aliada. Aplicativos como o 7waves auxiliam empreendedores no planejamento e na definição de metas, para alcançar objetivos, tanto pessoais quanto profissionais. Um levantamento feito no período de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2018, com base em 1.202 empreendedores usuários da plataforma, apontou quais são os cinco principais objetivos deles, por ordem de prioridade: guardar dinheiro, quitar dívidas, praticar exercício físico, viajar nas férias e comprar um carro.

Feito isso, o aplicativo passará a indicar conteúdos personalizados que vão auxiliá-los a alcançarem tais objetivos. Aliado a isso, algumas dicas são fundamentais para ajudar na conquista das metas:

1) faça uma lista identificando suas habilidades e competências e compare as duas colunas, observando se as habilidades contemplam os seus desejos ou se é preciso se aprimorar e se especializar;

2) definir uma data de conclusão e tangibilizar as metas em números fazem toda diferença para que se tenha sucesso no seu alcance;

3) priorize e comece pelo mais importante para você;

4) E faça acontecer! Vá atrás de seus objetivos e coloque tudo em prática.

Há ainda conteúdos direcionados para a capacitação dos novos empreendedores, auxiliando na gestão e no crescimento do negócio. A Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, consultoria especializada em inovação, oferece um curso para formação de CEOs de startups. Já o Sebrae lançou a Escola Superior de Empreendedorismo (ESE), que tem como objetivo desenvolver as competências empreendedoras em uma nova geração de jovens. E a Escola de Negócios Saint Paul disponibiliza um curso voltado para presidentes e empreendedores, com aulas de neurociência e filosofia e viagens, fugindo do modelo tradicional em sala de aula.

Inspire-se nos bons exemplos e use a tecnologia e o conhecimento para conquistar o sucesso e o crescimento da sua empresa.

By |janeiro 16, 2019|Equipe e cultura|

About the Author:

Rodolfo Ribeiro
Rodolfo Ribeiro é CEO e fundador do 7waves, aplicativo mobile que tem a proposta de ajudar as pessoas a se organizarem para cumprir seus objetivos de vida.