O que é ser empreendedor nos dias de hoje?

Com o passar dos anos percebi que a resposta para a pergunta ‘o que é ser empreendedor?’ não é algo absoluto. Cada um dos que decidiram correr riscos e encarar novos desafios nessa área costuma ter uma definição própria e, às vezes, que apenas somente ele entende. Afinal, o empreendedorismo é um estilo de vida.

Particularmente, considero que ser empreendedor é ser um sonhador. É assim que tenho vivido e vencido os obstáculos que aparecem no caminho. Por outro lado, sei que ser empreendedor nos dias atuais envolve muito mais coisas do que somente isso. É sobre algumas delas que pretendo tratar nesse post.

Importância da atividade empreendedora

A maioria esmagadora dos empreendedores pode ser dividida em duas categorias: os que empreenderam por necessidade e os que empreenderam por que tiveram uma ideia arrasadora. Curiosamente, a maioria se enquadra na primeira categoria, especialmente quando observamos a situação econômica do país nos últimos anos.

O papel do empreendedor nos dias atuais é fundamental, tanto para a sociedade quanto para a economia. O motivo desse papel ser cada vez mais relevante é o fato de que ele, o empreendedor, está mais inclinado a investir.

A atividade do empreendedor nunca é algo que atinge apenas a ele. Todos os seus investimentos terão efeito na geração de riqueza na comunidade, na manutenção do emprego e da renda e claro, no crescimento econômico do meio onde está inserido.

Evoluir com o empreendedorismo

Se tivesse optado por manter a forma de empreender nos projetos atuais da mesma maneira que fazia no início, algumas das ideias nem teriam saído do papel. Digo isso para que fique claro o quanto é fundamental acompanhar a evolução do empreendedorismo.

Olhe para como as pessoas estão comprando hoje, como elas escolhem os produtos ou serviços que querem usar ou ainda quem ela costuma ouvir antes de tomar sua decisão.Não vai ser difícil perceber que entre hoje e dez anos atrás as coisas mudaram muito.
Eu não preciso marcar uma reunião com um cliente em um horário específico. Posso mandar uma mensagem informando sobre alguma atualização. Rápido e prático. Aliás, essas duas características não devem estar de fora de nenhuma etapa do processo de empreender.

As redes sociais, aplicativos para troca de mensagens e vídeos, enfim, a tecnologia mudou profundamente o empreendedorismo. Essa nova geração na qual eu e você estamos inseridos é ágil, as respostas e soluções precisam acompanhar essa nova forma
de viver.

Depois de tudo isso posso resumir o que é ser empreendedor nos dias de hoje em três
pontos fundamentais (além de ser sonhador, claro!).

Ter um propósito: Qualquer ideia que você tiver precisa ter um objetivo. Do contrário dificilmente conseguirá fazer com que ela avance. Pense no que você quer ao se tornar um empreendedor: ganhar mais dinheiro, resolver um problema da comunidade onde vive, realizar um sonho pessoal?

Não importa o que te leve a isso e sim a razão que vai te mover e sustentar todas as suas decisões. Em outras palavras, encontre aquilo que vai te dar forças nos momentos de crise.

Ferramentas: Tanto no processo de idealizar o projeto quanto na sua execução prática é importante contar com o máximo de ferramentas. Investigue o que é possível aplicar logo de início (modelo de negócio, sistemas de gestão, softwares para otimizar o processo etc.) e use. Se optar por deixar de lado as ferramentas e canais que a tecnologia
oferece, começará atrasado e dificilmente conseguirá se estabelecer de maneira sólida em comparação com outros que empreenderam na mesma área.

Aprender a aprender: Lembra quando disse que o mundo hoje é veloz? Pois bem, leve em consideração que vai precisar aprender sempre. As tecnologias mudam e por isso, aquilo que você aprendeu a usar há cinco anos talvez já esteja ultrapassado hoje. Via de regra é importante nunca se acomodar.

Enfim, para mim o que é ser empreendedor nos dias atuais envolve especialmente esses pontos. Mas, aqui já é um bom começo para te dar o norte de suas próximas ações naquilo que considero um estilo de vida exemplar!

By |dezembro 5, 2017|Primeiros passos|

About the Author:

Yanick Gudim
Yanick Gudim, controller com ampla experiencia em auditoria e consultoria de empresas de médio e grande porte. Durante 3 anos trabalhei como consultor financeiro para startups de tecnologia como: Just Eat, Elens, Girafas, Mega Mamute, Sorte Online, Beleza na web, Play tech, entre outras.