fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Unicórnios – startups que atingiram o topo e querem mais!


“Unicórnio” :
Mítico cavalo com um chifre em forma de espiral da literatura fantástica. Considerado desde os tempos medievais como símbolo de pureza e força, no mundo das startups ganhou um significado ainda mais valiosos: cifras ($).

De onde vieram

Uber, Airbnb, Spotify. O que essas empresas têm em comum? Além de serem mundialmente conhecidas por seus serviços inovadores para o mercado que atuam, todas são consideradas startups unicórnios.

O termo é o apelido para startups avaliadas com preço de mercado a partir de U$$ 1 bilhão de dólares e surgiu lá em 2013, quando Aileen Lee, fundadora da Cowboy Ventures usou o termo pela primeira vez em um artigo.

O que é uma startup unicórnio?

Características dos unicórnios

Em média, cerca de 4 unicórnios nascem a cada ano no mundo. Mas o que os torna diferentes de outras startups?

-> Inovação Disruptiva

Quase todas as startups unicórnios romperam com o segmento de mercado que atendem. O Uber mudou a forma como as pessoas pedem táxi, a Airbnb criou capital a partir do conceito de economia compartilhada, assim como Spotify transformou nosso gerenciamento de músicas por meio de streaming.

-> Vantagem de ser o Primeiro

A disrupção e a vantagem de ser o primeiro a começar algo andam de mãos dadas. Os unicórnios não só aproveitam dessa vantagem, como mantém seu posicionamento inovando e melhorando seu produto constantemente.

-> Capitalização de mudança de paradigma tecnológico

Quase todos os unicórnios até agora capitalizaram no mercado passando por uma mudança de paradigma tecnológico. O Uber trouxe o táxi ao toque do telefone, o Airbnb possibilitou o compartilhamento de casas via internet, o Dropbox aproveitou a tecnologia baseada em nuvem, etc.

-> Foco no Consumidor

62% dos unicórnios são B2C e seus modelos de negócios estão focados em tornar as coisas mais fáceis e acessíveis para os consumidores.

-> Companhias privadas

A maioria dos unicórnios são empresas de capital fechado que obtêm sua avaliação quando uma empresa maior adquire ou investe nela.

Unicórnios brasileiros

Aqui no Brasil, nosso tão sonhado ser mitológico só foi chegar em janeiro deste ano, quando a 99 foi comprada pela chinesa Didi. Ao longo do ano, Nubank e PagSeguros também conquistaram seu lugar no pódio dos unicórnios verde amarelos. A PagSeguros, que nasceu do UOL abriu seu IPO no mercado de capitais e captou US$ 2,6 bilhões na Nasdaq, a bolsa de Nova York.

Esses são marcos importantes para o ecossistema brasileiro, não só para a economia, mas porque movimentam o setor e atraem a atenção de diversos fundos de investimento e inspiram empreendedores a mostrar cada vez mais seus trabalhos e alcançar grandes metas.

Prova disso é que a América Latina não ficou de fora da corrida. Depois da onda de unicórnios brasileiros, acaba de chegar a vez da colombiana Rappi atingir o posto de mais novo unicórnio, depois de levantar mais de US$ 200 milhões em investimentos, aporte liderado pelo fundo DST Global Líder.

A startup, diferente de outros aplicativos de delivery, realiza entregas “de tudo” – desde itens de supermercado, farmácia e restaurantes, inclusive aqueles que não oferecem serviço de delivery. Empresas tradicionais como Pão de Açúcar, Starbucks e Eataly já são conveniadas da startup.

Impact – Startups que fazem a diferença

Startups de impacto fazem a diferença no ecossistema. Pensando nisso, criamos uma rede na Abstartups para promover ações e inspirar conexões, visibilidade e gestão entre as startups para que juntas, possam contribuir com as próximas gerações de empreendedores.

Conheça mais da Rappi, In Loco, Neon, MaxMilhas e toda nossa rede Impact.
Veja aqui:  https://abstartups.com.br/impact/

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *